Raquel Montero

Raquel Montero

quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Entrevista sobre aumento nos casos de estupro

Abaixo, matéria na revista Revide em que fui entrevistada para falar sobre o aumento nos casos de estupro;


Revide, Ribeirão Preto registrou 134 casos de estupro em 2017, estupro, ssp, denúncia, registros, casos, crimes sexuais, violência, vulneráveis
Especialista aponta que mecanismos de denúncia e combate de violência contra mulheres ficaram mais acessíveis

Ribeirão Preto registrou 134 casos de estupro em 2017

Dados da SSP apontam crescimento de 40% na comparação com ano de 2016

   
Aumentaram em 40% os registros de estupros em Ribeirão Preto no ano de 2017 em comparação com o ano anterior, segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP), que divulgou os dados na quarta-feira, 24. No último ano, foram registrados 134 casos no município, ante 94, em 2016.
Enquanto isso triplicou o registro de casos de estupros contra vulneráveis – menores de idade e pessoas incapacitadas. De 23 ocorrências registradas em 2016, o número saltou para 74, segundo os dados. O 5º Distrito Policial, na Zona Norte, foi onde foi registrado o maior número de casos do crime, totalizando 22 ocorrências – apenas um a menos do que todos os casos registrados no município em 2016.
A advogada Raquel Montero aponta que, embora alarmantes, esse crescimento mostra que houve aumento de pessoas que denunciaram o crime e não apenas, que houve aumento de casos.
“Embora grave e assustador, esse fato não é novidade. Dois aspectos explicam esta situação. O primeiro é que temos mais formas de combater a violência e temos mais respaldo para fazer isso. A mulher tem mais formas de acessos aos meios de denúncia. Porém, esse número elevado, ainda é explicado pelo preconceito com que a mulher é vista na sociedade, e a violência é uma das formas com que esse problema se manifesta”, aponta Raquel.
Números estáveis
Quanto aos outros tipos de crimes registrados em Ribeirão Preto, os números se mostraram estabilizados, mesmo apresentando a ocorrência de um roubo a cada 2h30, ou um furto por hora. O ano fechou com o registro de 3.715 roubos, número similar ao ano anterior. Já os furtos, diminuíram 13% em 2017 ante ao número de 2016 – de 10,3 mil para 9 mil.
O roubo de carros também se manteve parecido com o do ano de 2016, com 730 registros em 2017 - oito a mais do que no ano anterior -, enquanto isso, os furtos de carro foram 1.488, cerca de 600 a menos do que o levantado em um ano antes.
Foto: Pixabay

Nenhum comentário:

Postar um comentário