Raquel Montero

Raquel Montero

quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

O cimento que mata

    O registro que faço agora se refere a uma publicação de fatos que registrei em fevereiro deste ano. Respectivamente; fotos 01, 02 e 03 tratam-se da calçada da Maçonaria de Ribeirão Preto, unidade do Jardim Irajá, as demais fotos tratam-se da calçada do Rotary de Ribeirão Preto, unidade do Jardim Irajá, ambas as entidades se colocam como defensoras da moral e dos bons costumes.







Registrei na época que, todavia, nas práticas de respeito à natureza seria um bom costume não cimentar em volta das palmeiras.
 
Semana passada, dezembro de 2.017, tirei novas fotos para registrar que o Rotary consertou as calçadas em volta das palmeiras, para deixar aberturas para terra, permeabilização de água e respiração. O cimento em volta delas machuca o tronco, impede ou atrapalha a natural expansão do tronco, priva as raízes do contato com o ar, água das chuvas e nutrientes vindos de matéria orgânica, impede a permeabilização de águas, e cuja permeabilização contribui para evitar enchentes. A chance da árvore adoecer e ficar susceptível a pragas é enorme e, consequentemente, de cair – inclusive sobre a casa ou carro do ‘cimentador’.
 
A Maçonaria, no entanto, ainda não agiu da mesma forma. Abaixo também coloquei as fotos que tirei semana passada, dezembro de 2017, já com os consertos citados realizados pelo Rotary.
 
           Raquel Montero 










Nenhum comentário:

Postar um comentário