Raquel Montero

Raquel Montero

segunda-feira, 8 de agosto de 2016

A cidade pode ser justa para todos

   Está chegando a hora! A hora de renovar Ribeirão, renovar a política, renovar a esperança dos ribeirão-pretanos de que as coisas podem dar certo e de que a política é um dos melhores instrumentos para transformações sociais.

   Abaixo, entrevista que dei para o Blog do Galeno sobre minha candidatura a vereadora de Ribeirão e sobre os valores que deram inspiração e vida à candidatura e a um possível mandato. Convido todos a ler a entrevista e ouvir o vídeo que também convida para a entrevista;




Raquel Montero: A cidade pode ser justa para todos

Blog do Galeno Ribeirão
08/08/2016
Advogada é a segunda entrevistada na série do Blog com pré-candidatos: “Quero ser a vereadora que traga de volta a alma de nossa cidade”. Ela explica como e por quê
“O que me move a ser vereadora é a vontade de inovar para construir uma cidade mais justa para todos. E isso é absolutamente possível”, afirma a advogada Raquel Montero (PT), que atua junto a movimentos sociais de moradia e feminismo. Ela defende a política como forma de buscar justiça social: “Ser vereadora é ter a chave que abre as portas para as reivindicações do povo e o poder que permite decidir pelo melhor para o nossa cidade, realizando os nossos sonhos de uma cidade mais justa”. Ela aponta os valores que deram “inspiração e vida” à candidatura e a um possível mandato: “democracia, pluralidade, diversidade, solidariedade, igualdade, justiça social”. A série A Cidade Que Eu Sonho, que mostra as ideias dos candidatos progressistas de Ribeirão Preto, mostra mais sobre a pré-candidata:
Blog do Galeno Ribeirão: O que é, pra você, uma cidade sustentável e desenvolvida, justa e solidária?
Raquel Montero: É uma cidade que concilia de maneira harmônica as tensões entre crescimento econômico, proteção ambiental e desenvolvimento social, realizando, assim, o que entendemos como “desenvolvimento sustentável”, de sorte a satisfazer as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das futuras gerações de terem atendidas suas próprias necessidades.
Entendo que, para a realização de direitos sociais, como educação, saúde, moradia, trabalho, transporte, etc, é necessário quebrar o status quo político atual e harmonizar três pilares que se tem como um tripé de sustentação de uma sociedade justa e desenvolvida; desenvolvimento econômico + justiça social + proteção ambiental.
Uma cidade que conciliar esse tripé estará sustentada em bases justas, solidárias, sustentáveis e modernas.
É esse sentimento, é essa onda que este projeto de candidatura que represento quer construir em nossa cidade. Quero ser a vereadora que traga de volta a alma de nossa cidade. A alma que faça o espírito dessa cidade se reencontrar com seu povo, para transformar Ribeirão na cidade da educação, da igualdade e da justiça social.
BG RP: Qual deve ser o papel do vereador numa cidade como Ribeirão?
Raquel Montero: Às vereadoras e aos vereadores é que compete fazer as leis que podem mudar nossas vidas, que podem fazer com que obras e serviços do Governo se realizem da melhor forma para o povo, que podem fiscalizar, opinar e influenciar sobre o destino do orçamento da cidade possibilitando que tenhamos mais e melhores escolas, creches, transporte público, proteção da natureza, melhores salários, moradia digna e funcionários públicos valorizados. É com assinaturas, votos e elaboração de bons projetos que as vereadoras e os vereadores podem intervir para conseguir verbas estaduais e federais para mais investimentos em nossa cidade.
Ser vereadora, então, é ter a chave que abre as portas para as reivindicações do povo e o poder que permite decidir pelo melhor para o nossa cidade, realizando os nossos sonhos de uma cidade mais justa. É para esses objetivos que quero ser vereadora de Ribeirão Preto. Eu acredito que nosso cidade pode mais, e quero ser vereadora para mostrar isso. Quero renovar Ribeirão, renovar a política, renovar a esperança dos ribeirão-pretanos de que as coisas podem dar certo e de que a política é um dos melhores instrumentos para transformações sociais.
Eu acredito que nossa cidade pode mais. Não me conformo com a saúde que funciona mal, com as creches que faltam, com a violência que assusta, com a educação que não instrui, com as pessoas sem moradia, com o desrespeito à natureza. Por que nós fazemos tão pouco se podemos fazer tão mais?  É possível mudar para melhor!
E acredito na renovação da política porque luto por ela todos os dias. A política não precisa ser sempre igual, com os mesmos de sempre fazendo as mesmas coisas de sempre. Nossa cidade é rica e moderna, tem muita gente capaz para contribuir com a técnica necessária e temos os recursos suficientes para proporcionamos uma vida digna, justa e igual para todos.
Portanto, se os problemas não passam é hora de mudar as ideias que estão sendo aplicadas, as maneiras com que se está aplicando as ideias e as pessoas responsáveis por executar ideias.
E a candidatura que represento traz exatamente essa inovação necessária. Sou jovem e não carrego comigo os vícios da política tradicional. Sou mulher e isso reforça minha sensibilidade e minha luta por igualdade. E o que me move a ser vereadora é a vontade de inovar para construir uma cidade mais justa para todos. E isso é absolutamente possível.
BG RP: O que não pode faltar numa agenda progressista no nosso legislativo?
Raquel Montero: Os diversos temas de competência da Câmara Municipal estão interligados e interconectados, de maneira que um não exclui o outro, mas sim, se complementam. E com os princípios vinculadores aludidos acima, isto é, desenvolvimento econômico + justiça social + proteção ambiental, o mandato que se propõe pretende promover a realização harmoniosa e saudável de todos os temas, que nos levará ao exercício sustentável dos direitos.
Pretende-se assim, e como pauta de agenda progressista no Legislativo, promover uma cultura de cidadania e valorização da diversidade, reduzindo as manifestações de discriminação de todas as naturezas; promover, ampliar e qualificar ações voltadas à efetivação dos direitos humanos; promover a prática de atividades recreativas, de esporte e de lazer; implantar um programa territorializado de proteção e prevenção às vítimas de violência doméstica e familiar; garantir acesso à moradia digna; ampliar o acesso à cultura por meio de equipamentos, ações e atividades, a partir de sua descentralização no Estado; ampliar o acesso, aperfeiçoar a qualidade, reduzir as desigualdades regionais e o tempo de espera e fortalecer a atenção integral das ações e serviços da saúde; melhorar a qualidade da educação e tê-la como prioridade; requalificar e promover a ocupação dos espaços públicos; promover o crescimento econômico e geração de postos de trabalho; proteger os recursos naturais de Ribeirão, conservando as áreas de mananciais, ampliando o sistema de áreas verdes, preservando os recursos hídricos e monitorando as áreas de risco; ampliar e consolidar a coleta seletiva de resíduos secos e orgânicos com prioridade para a inclusão de catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis na coleta dos resíduos sólidos; melhorar a mobilidade urbana universal, dando prioridade aos meios públicos e alternativos de transporte; aproximar do povo a Câmara Municipal e o Governo Municipal, descentralizando e modernizando a gestão, aumentando a qualidade dos espaços e serviços e reduzindo o tempo de espera no atendimento; promover a participação, a transparência e o controle social na Administração Pública Municipal; elevar renda, promover a inclusão produtiva e o acesso a serviço público para todos.
BG RP: Quais serão os temas principais na sua campanha à vereança?
Raquel Montero: As representações populares podem ser úteis se exercidas com autenticidade, liberdade, seriedade, respeito e comprometimento por parte das(os) mandatárias(os). Neste caso as(os) mandatárias(os) podem exercer uma função de extraordinária relevância, preparando alternativas políticas, sendo oportuno lembrar que a existência dessas alternativas é indispensável para a caracterização do Estado Democrático. O trabalho na política é um dos trabalhos mais nobres a serem desempenhados e executados, em razão, exatamente, de servir ao interesse público.
O mandato que se pretende defenderá combativamente os valores que lhe deram inspiração e vida; democracia, pluralidade, diversidade, solidariedade, igualdade, justiça social, tendo por objetivo a luta pela construção de uma sociedade livre, justa, solidária e democrática, com o objetivo de construir um verdadeiro socialismo na sociedade que vivemos. Dessa forma, buscaremos democracia, pluralidade, diversidade, solidariedade, igualdade e justiça social na educação, na cultura, na saúde, na mobilidade urbana, na geração emprego e renda, enfim, em todos os direitos humanos e sociais, bem como na preservação e proteção da natureza.
Pretendemos que uma das marcas de raiz do mandato, que venha a distingui-lo de forma inequívoca e unanimemente reconhecida na vida pública, consista na adesão concreta aos princípios éticos da melhor tradição socialista, democrática e republicana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário