A Prefeitura de Ribeirão Preto
publicou nesta sexta-feira, dia 23,
no Diário Oficial do Município, dois avisos de licitação para execução das
obras do PAC II da mobilidade, de iniciativa do governo federal, que
disponibiliza verbas federais para tanto.
As obras serão para o corredor
estrutural norte-sul, orçado em R$ 153,7 milhões, para o corredor estrutural
leste-oeste no valor de R$ 100,6 milhões, e a terceira no valor de R$ 24,3
milhões para elaboração e substituição de toda a sinalização ao longo dos
corredores estruturais.
O objetivo dos corredores é trazer
mais velocidade e melhor desempenho ao transporte urbano, além de mais conforto aos
usuários de ônibus. Serão 56 quilômetros de corredores estruturais sendo
quatro eixos, Norte/Sul 1 e 2, Leste/Oeste 1 e 2.
No corredor Norte/Sul 1 o trajeto
será avenida Mugnatto Marincek, avenida Thomaz Alberto Whately, aeroporto,
avenida Brasil, avenida Saudade, Centro, rodoviária, avenida Independência,
avenida Presidente Vargas, RibeirãoShopping e Unip.
No corredor estrutural Norte/Sul 2
o trajeto será: avenida Brasil, avenida Mogiana, avenida Paschoal Inecchi,
avenida Meira Júnior, avenida Independência, Unip e RibeirãoShopping.
O corredor Leste/Oeste 1 sairá da
região do bairro José Sampaio, na rotatória da avenida Luiz Galvão César com
Otávio Golfeto, avenida D. Pedro, Amim Calil, avenida Jerônimo Gonçalves,
rodoviária, praça das Bandeiras, Visconde de Inhaúma, avenida Nove de Julho,
avenida Costábile Romano, Novo Shopping, avenida Presidente Kennedy, rotatória
Wiston Churchil.
E o corredor Leste/Oeste 2 sairá do
Novo Shopping, avenida Castelo Branco, rua Henrique Dumont, avenida
Treze de Maio, avenida Capitão Salomão, avenida Saudade, rodoviária, avenida
Café, rotatória da USP e Hospital das Clínicas.
Os corredores estruturais terão
pavimento em concreto no ponto de parada, recapeamento, tratamento das valetas,
reposicionamento dos locais de embarque e desembarque, implantação de abrigos
padronizados, padronização do piso da calçada no local do abrigo, implantação
de painel de informação com relação de linhas e horários de passagem previstos
e mapa dos arredores.
Além dos corredores estruturais, a
cidade contará com as seguintes obras viárias:
- Viaduto avenida Brasil / avenida
Thomaz Alberto Whately
- Viaduto avenida Brasil / avenida
Mogiana
- Trincheira avenida Independência
/ avenida Presidente Vargas
- Ponte avenida Antônia Mugnatto
Marincek
- Viaduto avenida Maria de Jesus Condeixa / avenida Antônio
Diederichsen
- Trincheira avenida Antônio
Diederichsen / avenida Presidente Vargas
- Adequação Viária avenida Nove de
Julho / avenida Portugal
- Viaduto avenida Jerônimo
Gonçalves / avenida Francisco Junqueira
- Ponte avenida Francisco Junqueira
/ rua José Bonifácio
- Ponte avenida Francisco Junqueira
/ rua Visconde de Inhaúma
- Ponte avenida Francisco Junqueira
/ rua Barão do Amazonas
- Passarela Rodoviária / Mercado
Municipal
- Ciclovias
Os editais podem ser retirados no Departamento
de Materiais e
Licitações, Divisão de Compras, no Jardim Mosteiro, na via São Bento, s/nº, das
8h às 17h, apresentando mídia - pen drive ou
CD - para gravação; ou ainda no Portal da Prefeitura.
As obras
são necessárias, inegável isso, mas cabe aqui, porém, uma crítica ao Governo
municipal. O Plano de Mobilidade Urbana está em andamento para que a as pessoas
o conheçam, analisem e envie sugestões. As obras aludidas se referem à
mobilidade urbana. Estando ainda em andamento o Plano de Mobilidade Urbana da
cidade, não seria melhor primeiro concluí-lo para depois iniciar obras de
mobilidade na cidade? Eu entendo que sim, e nesse sentido penso que está agindo
errado a Prefeita Dárcy Vera.
Raquel Montero
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