Raquel Montero

Raquel Montero

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Obras sem plano?



A Prefeitura de Ribeirão Preto publicou nesta sexta-feira, dia 23, no Diário Oficial do Município, dois avisos de licitação para execução das obras do PAC II da mobilidade, de iniciativa do governo federal, que disponibiliza verbas federais para tanto.

As obras serão para o corredor estrutural norte-sul, orçado em R$ 153,7 milhões, para o corredor estrutural leste-oeste no valor de R$ 100,6 milhões, e a terceira no valor de R$ 24,3 milhões para elaboração e substituição de toda a sinalização ao longo dos corredores estruturais.

O objetivo dos corredores é trazer mais velocidade e melhor desempenho ao transporte urbano, além de mais conforto aos usuários de ônibus. Serão 56 quilômetros de corredores estruturais sendo quatro eixos, Norte/Sul 1 e 2, Leste/Oeste 1 e 2.

No corredor Norte/Sul 1 o trajeto será avenida Mugnatto Marincek, avenida Thomaz Alberto Whately, aeroporto, avenida Brasil, avenida Saudade, Centro, rodoviária, avenida Independência, avenida Presidente Vargas, RibeirãoShopping e Unip.

No corredor estrutural Norte/Sul 2 o trajeto será: avenida Brasil, avenida Mogiana, avenida Paschoal Inecchi, avenida Meira Júnior, avenida Independência, Unip e RibeirãoShopping.

O corredor Leste/Oeste 1 sairá da região do bairro José Sampaio, na rotatória da avenida Luiz Galvão César com Otávio Golfeto, avenida D. Pedro, Amim Calil, avenida Jerônimo Gonçalves, rodoviária, praça das Bandeiras, Visconde de Inhaúma, avenida Nove de Julho, avenida Costábile Romano, Novo Shopping, avenida Presidente Kennedy, rotatória Wiston Churchil.

E o corredor Leste/Oeste 2 sairá do Novo Shopping, avenida Castelo Branco, rua Henrique Dumont, avenida Treze de Maio, avenida Capitão Salomão, avenida Saudade, rodoviária, avenida Café, rotatória da USP e Hospital das Clínicas.

Os corredores estruturais terão pavimento em concreto no ponto de parada, recapeamento, tratamento das valetas, reposicionamento dos locais de embarque e desembarque, implantação de abrigos padronizados, padronização do piso da calçada no local do abrigo, implantação de painel de informação com relação de linhas e horários de passagem previstos e mapa dos arredores.

Além dos corredores estruturais, a cidade contará com as seguintes obras viárias:

- Viaduto avenida Brasil / avenida Thomaz Alberto Whately
- Viaduto avenida Brasil / avenida Mogiana
- Trincheira avenida Independência / avenida Presidente Vargas
- Ponte avenida Antônia Mugnatto Marincek
- Viaduto avenida Maria de Jesus Condeixa / avenida Antônio Diederichsen
- Trincheira avenida Antônio Diederichsen / avenida Presidente Vargas
- Adequação Viária avenida Nove de Julho / avenida Portugal
- Viaduto avenida Jerônimo Gonçalves / avenida Francisco Junqueira
- Ponte avenida Francisco Junqueira / rua José Bonifácio
- Ponte avenida Francisco Junqueira / rua Visconde de Inhaúma
- Ponte avenida Francisco Junqueira / rua Barão do Amazonas
- Passarela Rodoviária / Mercado Municipal
- Ciclovias

Os editais podem ser retirados no Departamento de Materiais e Licitações, Divisão de Compras, no Jardim Mosteiro, na via São Bento, s/nº, das 8h às 17h, apresentando mídia - pen drive ou CD - para gravação; ou ainda no Portal da Prefeitura.


As obras são necessárias, inegável isso, mas cabe aqui, porém, uma crítica ao Governo municipal. O Plano de Mobilidade Urbana está em andamento para que a as pessoas o conheçam, analisem e envie sugestões. As obras aludidas se referem à mobilidade urbana. Estando ainda em andamento o Plano de Mobilidade Urbana da cidade, não seria melhor primeiro concluí-lo para depois iniciar obras de mobilidade na cidade? Eu entendo que sim, e nesse sentido penso que está agindo errado a Prefeita Dárcy Vera.

Raquel Montero

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