Repercussão no jornal A Cidade do debate que ocorreu ontem no Hotel JP com candidata(s) a deputada(o) estadual e deputada(o) federais organizado pelo Observatório do Turismo de Ribeirão em parceria com outras entidades;
Palco aberto para mostrar as bandeiras
Sem muito espaço na propaganda eleitoral, candidatos aproveitam para expôr propostas em evento local
26/08/2014 - 10:32
Alterar o tamanho da letra A+ A A-
Região Metropolitana de Ribeirão Preto, saúde, educação, necessidade de mudanças, redução de impostos, desenvolvimento sustentável e Aquífero Guarani. Esses foram os principais temas de um evento realizado ontem em Ribeirão Preto com onze candidatos locais a deputado. A meta foi mostrar as ‘bandeiras’ de campanha, já que todos sofrem com o tempo curto na propaganda eleitoral - entre 5 e 10 segundos.
Apesar da oportunidade de expor propostas, apenas 11 dos 28 candidatos apareceram. A presença de público também foi pequena, mas a fala dos candidatos será colocada no Youtube. Para o cientista político Maxmiliano Matin Vicente, votar em candidatos locais é sempre a melhor opção. Antes, porém, é preciso buscar informações.
O evento foi organizado pelo Convention Bureau e contou com o apoio da Avirp (Associação de Agências de Viagens de Ribeirão Preto), da APP (Associação Paulista de Publicidade) e o SHS (Sindicato de Hotéis e Similares).
10 minutos
Todos os candidatos que compareceram ao evento puderam se apresentar e falar livremente durante 10 minutos. Depois, todos ainda responderam duas perguntas elaboradas pelos organizadores.
Os primeiros a falarem foram os que buscam uma vaga na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). Maurício Lodi (PV) ressaltou a busca pelo desenvolvimento.
“Tentei trazer o IME [Instituto Militar de Engenharia] para a cidade, mas não consegui apoio”, explicou o candidato.
Maurílio Romano (PP) afirma que defende o fim da progressão continuada nas escolas estaduais. André Luiz da Silva (PCdoB) criticou a briga desmedida das cidades do interior para receber empresas.
Já Samuel Zanferdini (PMDB) destacou o trabalho realizado nos três mandatos como vereador. João Gandini (PSB) lembrou-se dos trabalhos realizados na área do desfavelamento na época que foi juiz.
Raquel Montero (PT) relembrou os panelaços na Câmara que resultaram na diminuição de cadeiras e de subsídios.
Federais falaram depois
Após o espaço para os candidatos a deputado estadual, foi a vez de os postulantes à Câmara Federal. André Trindade (DEM) levantou a bandeira da desoneração e da divisão de recursos.
Luiz Carlos Bento (PSB) afirmou que vai ouvir o eleitor. “Vou perguntar à população o que é preciso mudar. Defendo o diálogo.”
André Rodini (PV) exaltou as bandeiras do partido e disse ser um “ruralista ambientalista”. “Defendo o uso consciente da água e a despoluição”, disse.
Emilson Roveri (PSOL) falou que vai apoiar o trabalho e a geração de emprego. Antonio Sandoval (PSC), promete buscar formas de preservar o Aquífero Guarani. Nenhum dos deputados com mandato em curso não apareceram.
Ribeirão Preto tem três estaduais, Baleia Rossi (PMDB), Rafael Silva (PDT) e Welson Gasparini (PSDB), e um federal, Duarte Nogueira (PSDB). Todos tentam mais um mandato, mas Baleia busca vaga na Câmara.
Câmara sedia simpósio
Hoje, a partir das 15 horas na Câmara de Ribeirão Preto, ocorre a primeira rodada do simpósio que pretende dar espaço para os candidatos locais mostrarem suas ideias.
Pela programação, hoje e quinta-feira falam os candidatos a deputado federal. A ordem é a seguinte: Duarte Nogueira (PSDB), Rodrigo Simões (PP), Estevan Campos (PSOL) e André Trindade (DEM). Na quinta falam Baleia Rossi (PMDB), Ricardo Silva (PDT), André Rodini (PV) e Emilson Roveri (PSOL).
Nos dois dias, o evento começa às 15 horas e cada candidato terá 15 minutos para mostrar as propostas. No mês de setembro será realizado outro evento, mas desta vez com candidatos a deputado estadual.
Campanha
Um grupo com 22 entidades de Ribeirão Preto lançou há duas semanas a campanha “Conheça seu candidato”. O objetivo da iniciativa é ampliar e melhorar o debate com os candidatos para a população fazer a escolha mais correta.
ANÁLISE
Informação para o voto
Informação para o voto
“Os caminhos para a população conhecer as opções são eventos locais como o que ocorreu em Ribeirão Preto. O formato adotado, de deixar o candidato falar durante um tema razoável, é o ideal também, já que em debates a discussão fica engessada. O formato que é a propaganda da televisão e do rádio deixa pouco espaço para os candidatos a deputado. Mas o eleitor não pode ficar parado, esperando que a informação venha até ele. É preciso ir atrás para votar corretamente. Isso é o que eu chamo de educação política. Ressalto a importância de se votar nos candidatos locais, mas sempre depois de conhecer as propostas. Assim, quando o representante for eleito, é possível cobrar aquilo que foi prometido”.
Maximiliano Martin Vicente
Cientista Político
Cientista Político
Nenhum comentário:
Postar um comentário