Raquel Montero

Raquel Montero

sexta-feira, 2 de março de 2018

A importância da política em palestra no SESI



Fui convidada pela Professora Regiane, do Sesi de Ribeirão Preto, para dar uma palestra aos alunos do 9º ano e do 3º ano do ensino médio, para falar da importância da política e da importância da nossa participação na política. Vi que a Professora Regiane é aquele tipo de professora engajada no que faz e em sua contribuição, tanto como cidadã, quanto como professora, na construção de uma sociedade melhor para todos os seres. Ela mesma, por iniciativa própria, desenvolve dois projetos sociais na escola com as alunas e os alunos. Um desses projetos é sobre o tema que ela me chamou para palestrar.
 
Após falar de política com as estudantes e os estudantes, com ênfase na democracia, na iniciativa popular de leis, no significado do voto popular, no papel dos nossos representantes e das nossas representantes nas diferentes esferas de poder - municipal, estadual e federal - me foram feitas perguntas pelas estudantes e pelos estudantes, dentre as quais, "Quando o prefeito não cumpre as promessas de campanha, o que pode ser feito?", " Como podemos mudar uma lei ruim?", "Qual a origem da criminalidade?"; "Não seria importante os criminosos também terem tratamento psicológico?", "Quando meus pais falam pra mim que mulher tem que ser mais simples, e não precisa ficar buscando tanto conhecimento, qual a melhor forma de eu agir para mostrar para eles que eles estão errados e que só com conhecimento as pessoas não são manipuladas?"; "Se for aprovada lei que autoriza todas as pessoas a andarem armadas, você acha que isso acabará com os crimes?".
 
Foi um daqueles momentos que reafirmamos o otimismo dentro de nós e na própria política. Terminei minha explanação com a mesma frase que comecei; a política é um dos principais instrumentos de transformação social.
 
Raquel Montero 







Nenhum comentário:

Postar um comentário