Raquel Montero

Raquel Montero

domingo, 20 de agosto de 2017

Vai dar tudo certo

  

  Todo dia eu me deparo com o que eu, ainda, tropeço em mudar em mim. Mas tem uma lição que aprendi há anos atrás, exatamente no final da adolescência e começo da juventude, que nunca mais tropecei, e que tantos significados e outras contundentes lições trouxe pra mim.

  A lição foi não reclamar mais de nada que me acontece ou do que tenho pra fazer, ao contrário, aprendi a observar os acontecimentos e refletir sobre o que eles querem me ensinar, e a agradecer por tudo que posso fazer, seja fácil ou difícil, prazeroso ou não. O importante é ter capacidade para fazer e resolver.

  Naquela época eu morava na casa dos meus pais e tinha duas televisões em casa, uma na sala e outra no meu quarto. A do meu quarto queimou. A ausência dela passou a ser preenchida por mais livros. E assim foi. Nunca mais teve televisão no meu quarto, já os livros se multiplicaram em minha vida, e nem preciso detalhar como isso me fez um ser humano melhor.

  Logo após este fato comecei a faculdade, e as dificuldades financeiras apertaram, de maneira que eu não tinha dinheiro pra mais nada, era só pra bancar a faculdade e contas básicas de consumo. E já que eu não podia fazer outra coisa além de trabalhar e estudar, o tempo todo era dedicado aos estudos, inclusive os finais de semana, nos quais se eu tivesse dinheiro o tempo teria sido utilizado para sair. Aqui também é desnecessário detalhar como isso contribuiu para eu ser uma profissional melhor.

  Tempo também aproveitado para descobrir e redescobrir o prazer e o valor das coisas mais simples como balançar num balanço, ficar sentada na grama do Parque Raya só olhando o céu, plantar árvores, de cozinhar e sentir a alegria e satisfação que um alimento produz, de conhecer mais e poder amar mais os membros da nossa família que às vezes conhecemos pouco ao destinar o tempo de maneira diferente, de buscas de conhecimentos espirituais e autoconhecimento, oportunidade em que estudei sobre meditação, yoga, vegetarianismo, veganismo, psicologia, teosofia, espiritismo, hare krishna, catolicismo, cristianismo, budismo, hinduísmo, entre outros. Também aqui não preciso dizer como isso me ajudou a me tornar um ser humano melhor.

  E o tempo fluiu e eu fluí junto com ele, e aprendi nessas experiências que nada acontece por acaso e sempre serve para nos fazer evoluir, é só estarmos atentos aos sinais da vida. Um simples fato, como de uma televisão queimar, tempos vagos, falta de dinheiro, pode provocar transformações enormes nas nossas vidas, se estivermos receptivos às mensagens que os fatos nos trazem.

  Nunca mais reclamei de nada que me acontece ou do que tenho para fazer ou resolver, porque aprendi que ter capacidade para poder fazer é uma dádiva. Há tantos que gostariam de fazer o mesmo a que somos solicitados a fazer e às vezes por não terem pernas, braços, não poderem andar, falar, enxergar, não podem fazer.

  Substitui a reclamação por luta, junto com a frase "vai dar tudo certo", e pelo agradecimento de ter capacidade para fazer ou resolver o que surge em minha vida. E assim também descobri a conexão com a própria felicidade.

Raquel Montero

Nenhum comentário:

Postar um comentário